Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Classes de palavras
Pedro Miguel Silva Jurista Portugal 3K

Verifiquei que, em muitas decisões judiciais, os juízes começam a parte dispositiva com «por todo o exposto»; noutras, com «por tudo o exposto». Exemplo: «por todo/tudo o exposto, revoga-se a decisão recorrida».

Alguma destas formas é preferível à outra? Muito obrigado.

Mayara Gomes Estudante Fortaleza, Brasil 1K

O uso de «(os)as mais variados(as)» depois do substantivo é um vício ou só estilo?

Exemplo: em vez de «Entender as mais variadas questões», usar «Entender questões as mais variadas».

Grata.

Maria Silva Estudante São Paulo, Brasil 1K

Em «Esse fluxo cresceu nos anos seguintes, quando o resto do mundo seguiu a política dos Estados Unidos e também proibiu a comercialização de cocaína», seria correto dizer que resto é pronome indefinido, à semelhança de «todo o mundo»?

Isabel Santiago Professora Vila Nova de Gaia, Portugal 1K

O verbo cair é intransitivo. Não obstante, na frase «A árvore caiu sobre mim» o segmento «sobre mim» não é complemento oblíquo?

Obrigada.

José Garcia Formador Câmara de Lobos, Portugal 2K

Na frase, «Obrigado, que tenha um bom dia», como se justifica o elemento destacado?

Obrigado.

Nelson Gonçalves Professor São Domingos de Rana, Portugal 1K

Gostaria de solicitar um esclarecimento relativamente à função sintática desempenhada pela expressão «com os colegas» nas frases seguintes:

«A Maria estudou com os colegas.»

«A Maria estudou a matéria com os colegas.»

Evandro Braz Lucio dos Santos Professor Santa Quitéria , Brasil 1K

Nas frases :

1. «Tudo quanto houve passou.»

2. «Tudo quanto é passa.»

Em 1, o termo «Tudo quanto houve» é oração subordinada substantiva subjetiva? Ou o termo «quanto houve» é oração subordinada adjetiva?

Em 2, o termo «tudo quanto é» oração subordinada substantiva subjetiva? Ou o termo «quanto é» é oração subordinada adjetiva?

Agradeço.

Joseph Ngongo Administrativo Portugal 1K

Em frases como «Está um papel no chão», existe um sujeito ou este é indeterminado/nulo?

Suponho que esta frase até possa ser invertida para «Um papel está no chão», mas por outro lado, uma frase como «Está um dia bom» não permite tão naturalmente a modificação para «Um dia está bom».

Obrigado de antemão pelo esclarecimento!

Evandro Braz Lucio dos Santos Professor Santa Quitéria , Brasil 1K

Considere-se a frase «O homem, orgulhoso, se considera feliz».

A oração tem dois predicativos: «orgulhoso» e «feliz»?

No caso «orgulhoso» é predicativo do sujeito?

«Feliz» é predicativo do objeto direto?

Obrigado.

Roberto Andrade Servidor Público Rio de Janeiro, Brasil 6K

Há alguma diferença entre as locuções adverbiais de meio e instrumento? Ao meu ver, não! Porém...

Há alguns gramáticos que usam as duas classificações separadamente. Mas... percebi também que existem gramáticos que usam apenas uma ou outra e outros colocam as duas locuções como sinônimas.

Desde já, agradeço aos Senhores pela enorme atenção que sempre tiveram comigo e com todos que procuram saber sobre a Língua Portuguesa.