Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Variedades linguísticas
Hugo Rodrigues Braga, Portugal 6K

A palavra «apocalipse», sendo foneticamente grave, deve ler-se (no «po») com «ó», «ô» ou «u»?
Muito obrigado.

Miguel Silva Tavares Engenheiro Portugal 38K

A minha dúvida é: “cascar” ou “descascar batatas”?

João Paulo Silva Professor Oeiras, Portugal 4K

Gostava de saber se existe (no Brasil pelo menos) o verbo maldar, no sentido de se pensar mal ou ter intenções más acerca de algo ou alguém. Pelo que encontrei, apenas no Nordeste (Ceará) este termo existe. Mas é verbo?
Obrigado.

Sara Leite Portugal 8K

Acabo de pesquisar o significado da palavra «potenciar» e parece-me que o significado que surge nos dicionários é bem mais restrito do que aquele que o verbo (e respectivo substantivo/adjectivo, «potenciador», que me parece que ainda não foi consagrado) tende a adquirir. Embora não possa apresentar exemplos concretos, parece-me que o verbo potenciar se usa na linguagem corrente com o sentido de «estimular», «dar origem a», ou «funcionar como catalisador para». Assim, «potenciador» poderá ser usado para veicular a ideia de «que opera como catalisador», «que estimula». Será legítimo usar estes termos com estas acepções?

Francisco Leitão Portugal 14K

Deve-se dizer “acuidade” ou “acuracidade”? E no Brasil?

Gerardo Couto Espanha 8K

Podiam-me dizer o que possa significar a palavra «charrar»?

O contexto era um documentário sobre a guerra em Moçambique, e estavam a falar de unidades militares que estavam isoladas no mato e se drogavam, bebiam e «charravam».

Muito obrigado pela resposta.

Júlio Lobão Portugal 5K

Tenho notado que alguns vocábulos utilizados na zona de Braga não são conhecidos longe da região. São os casos, entre outros, de «carrachuchas» (com o significado de «cavalitas») e de «forrinhos» (com o significado de «sótão»). Gostaria de saber a origem destas palavras.
Obrigado.

Maria da Luz Pereira Marques Portugal 11K

Diz-se «zero dias» ou «zero dia»?

Mário Caiado Professor Vale de Cambra 8K

Qual a origem da expressão "pois canté"?

Roger da Cunha Lopes Portugal 29K

Gostaria de conhecer a origem dos nomes dos produtos servidos em pastelaria que seguem:
– “garoto”
– “meia de leite”
– “galão”
– “bica”
– “abatanado”

Agradecendo antecipadamente,