A palavra «apocalipse», sendo foneticamente grave, deve ler-se (no «po») com «ó», «ô» ou «u»?
Muito obrigado.
A minha dúvida é: “cascar” ou “descascar batatas”?
Gostava de saber se existe (no Brasil pelo menos) o verbo maldar, no sentido de se pensar mal ou ter intenções más acerca de algo ou alguém. Pelo que encontrei, apenas no Nordeste (Ceará) este termo existe. Mas é verbo?
Obrigado.
Acabo de pesquisar o significado da palavra «potenciar» e parece-me que o significado que surge nos dicionários é bem mais restrito do que aquele que o verbo (e respectivo substantivo/adjectivo, «potenciador», que me parece que ainda não foi consagrado) tende a adquirir. Embora não possa apresentar exemplos concretos, parece-me que o verbo potenciar se usa na linguagem corrente com o sentido de «estimular», «dar origem a», ou «funcionar como catalisador para». Assim, «potenciador» poderá ser usado para veicular a ideia de «que opera como catalisador», «que estimula». Será legítimo usar estes termos com estas acepções?
Deve-se dizer “acuidade” ou “acuracidade”? E no Brasil?
Podiam-me dizer o que possa significar a palavra «charrar»?
O contexto era um documentário sobre a guerra em Moçambique, e estavam a falar de unidades militares que estavam isoladas no mato e se drogavam, bebiam e «charravam».
Muito obrigado pela resposta.
Tenho notado que alguns vocábulos utilizados na zona de Braga não são conhecidos longe da região. São os casos, entre outros, de «carrachuchas» (com o significado de «cavalitas») e de «forrinhos» (com o significado de «sótão»). Gostaria de saber a origem destas palavras.
Obrigado.
Gostaria de conhecer a origem dos nomes dos produtos servidos em pastelaria que seguem:
– “garoto”
– “meia de leite”
– “galão”
– “bica”
– “abatanado”
Agradecendo antecipadamente,
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações