Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Matheus Oliveira Programador São José dos Campos, Brasil 1K

Ouvi um professor dizendo o seguinte:

«Ontem mesmo eu estava lendo uma tradução que um sujeito fez de uma matéria inglesa. Eu não lembro exatamente as palavras, mas vou tentar criar um equivalente aqui: «“A horrivelmente hipócrita sociedade britânica”. Isso não é português; isso é inglês com palavras brasileiras. Em português você não pode fazer isso. Você não pode anteceder um advérbio, um adjetivo e depois um substantivo, porque não funciona. No entanto, o número de pessoas que escreve assim hoje é enorme.»

Há alguma regra gramatical para que não seja assim ou isso é uma questão de estilo? Se essa construção for estranha ou errada, qual seria a melhor para o exemplo dado, i.e., horrivelmente hipócrita?

Obrigado.

Francisco Albuquerque Picado Matemático Oeiras, Portugal 3K

Uma expressão portuguesa que acho curiosa é «aqui à/há atrasado».

Com esta transcrição vem a minha primeira dúvida: à ou ?

Segunda dúvida, é uma expressão do registo formal ou registo popular?

Terceira dúvida, qual seria a sua origem?

Agradeço o comentário.

Cristina SantosCosta Reformada Alenquer, Portugal 1K

A palavra brincheiro é utilizada por volta de 1800 e designa qualquer coisa como uma atividade/profissão.

De que se trata?

Obrigada.

Alexandra Ferreira Rececionista Viseu, Portugal 11K

No outro dia um americano perguntou-me a diferença entre adicionar e acrescentar, mas eu realmente não soube responder, dado que parecem ser verdadeiramente sinónimos.

Há alguma diferença?

Obrigada.

Helena Maria Almeida Rocha Gonçalves Professora Viseu, Portugal 3K

Tenho visto por aí em alguns sites e discussões a possibilidade de usar como particípio passado irregular do verbo corrigir a forma correto.

Como ainda não encontrei a palavra com valor que não fosse adjetivo, substantivo ou advérbio, gostaria de saber se tal é possível e de exemplos.

Obrigada pelo excelente serviço que prestam.

Emanuel da Gama Estudante Luanda, Angola 1K

Gostava que me pudessem esclarecer se a frase «António Silva estreia-se a titular» (CNN Portugal – Jogo de preparação para o Mundial, Portugal vs Nigéria) está correcta.

O certo não seria «estreia-se como titular»?!

Obrigado.

José Garcia Formador Câmara de Lobos, Portugal 5K

Perguntava-vos se o nome inspiração suporta a preposição para: «Ela foi a inspiração para os seus poemas.»

Obrigado.

Eduardo Fernandes Reformado Vila Real de Santo António, Portugal 2K

Tenho dúvidas sobre a utilização da seguinte expressão: "nacionalidade estrangeira". O seu emprego é correto ou não?

Se for correto em que situações se pode utilizar?

Ela é estrangeira. Ela é de nacionalidade estrangeira.

Estas duas expressões estão corretas?

Gisela Cañamero Encenadora Vidigueira, Portugal 6K

Soa-me bem dizer: «fazer uma pergunta» e «colocar uma questão». Já me soa bastante mal: «colocar uma pergunta» e «fazer uma questão».

No entanto, ao ouvir repetidamente um colega dizer «deixe-me fazer-lhe uma questão» pergunto: esta frase está correta?

Muito obrigada!

Gorete Pimentel Enfermeira Braga, portugal 1K

Pode dizer-se "compactuamento", que penso virá de compactuar?

Qual é a regra para se transformar uma palavra como por exemplo, completar em completamento?

Obrigada.