A expressão «quanto mais não for»
Em primeiro lugar, parabenizo-os pelo site. Tem sido de grande ajuda.
Minha pergunta é sobre a expressão «quando mais não for». Não a tenho registrada nos dicionários que possuo e, por isso, indago como usá-la corretamente.
Aproveito a oportunidade para consignar que foi recentemente republicado no Brasil o Dicionário Analógico, de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo, com prefácio do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda e também do prof. Leodegário A. de Azevedo Filho, acadêmico correspondente da Academia de Letras de Lisboa. Julgo ser obra de interesse para todos.
Sobre os símbolos da revisão editorial
Gostaria de ter mais informação sobre símbolos de revisão editorial. Haverá tabelas com os símbolos e respectivos significados em sítios web (em linha)? Caso não, poder-me-iam informar sobre bibliografia aconselhável? A segunda questão é sobre a "universalidade" do significado dos símbolos, uma vez que encontrei em sítios brasileiros símbolos diferentes dos mais usuais que conheço.
Obrigada desde já.
O nome correspondente ao adjectivo inteiro
Qual o nome correspondente ao adjectivo inteiro?
«24 horas» e «0 horas»
Qual é o correto dizer?«Aberto até às 24 horas», ou «aberto até às 0 horas» (estabelecimento comercial)?
Uso do verbo calçar
Por que motivo não temos por hábito dizer «calçar umas calças»? Ou será que é correcto dizê-lo?
Obrigada.
O gentílico de Samatra (Indonésia)
Qual o gentílico de Sumatra, ou Samatra, uma das principais ilhas da Indonésia?
Gratíssimo.
A pronúncia da palavra compressa
Devo pronunciar compressa com e aberto, ou com e fechado? "Compréssa", ou "comprêssa"?
Obrigada.
O plural de inauguração
Num convite dirigido aos professores do meu agrupamento constava a seguinte frase: «Inaugurações dos Centros Escolares.» Parece-me que deveria ser «Inauguração dos Centros Escolares». Gostaria de saber qual das opções é a correcta e qual a regra gramatical que a sustenta. De referir que a entidade responsável pelas ditas inaugurações é a mesma (no caso, a Câmara Municipal).
Infantojuvenil
Sempre escrevi e li infanto-juvenil, assim com hífen. Para minha surpresa, descobri que os novos VOLP, Aurélio e Houaiss, estão adotando infantojuvenil, sem hífen.
Creio que estão tratando a palavra como prefixo ou falso prefixo mais uma palavra base, conforme o Acordo Ortográfico de 1990/2010, ao invés de dois adjetivos, como julgo ser o correto.
Gostaria, por gentileza, de saber a opinião dos senhores.
Obrigado e parabéns pelo sítio.
O euro num texto
Recentemente, coloquei uma dúvida relativa à redação de texto utilizando o euro. Ficou claro que se deve utilizar a sigla "EUR" em texto e o símbolo € em situções gráficas. A minha dúvida é: Fazendo a conversão em texto de 300 EUR para escudos, como seria representada: 300 ESC, ou 300$00?
Obrigado.