Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Artur Crisóstomo Estudante Coimbra, Portugal 14K

Tenho uma pequena dúvida à qual gostaria que respondessem.

Uma professora minha de Inglês deu-nos, uma vez, uma ficha que tinha um exercício que ela tinha retirado de um livro. No final desse exercício escreveu na parte direita, por baixo, «From Spotlight Workbook; Inglês 9.º ano — Nível 5». Estava em itálico "Inglês 9.º ano — Nível 5". Mais tarde, acabei por conseguir aceder a este manual, e, na ficha técnica, o nome do livro era "Spotlight Workbook; Inglês 9.º ano — Nível 5", e a parte que a minha professora tinha posto em itálico estava em itálico na própria ficha técnica do livro (não sei se "ficha técnica" é a designação certa, outra minidúvida).

Gostaria de saber se existe uma forma de fazer isto em português e se se pode fazer o que os manuais escolares fazem: «in Jornal de Notícias, 05-01-2001», sendo que Jornal de Notícias está em itálico.

Mas isto gera outra dúvida: se Jornal de Notícias estava em itálico, "Spotlight Workbook" também deveria estar em itálico, contudo "Inglês 9.º ano – Nível 5" já está em itálico no próprio nome do livro. Nesse caso, "Spotlight Workbook" ficaria em itálico e "Inglês 9.º ano – Nível 5" fica normal? (Eu já vi, em alguns casos, em que se citava integralmente um texto e as partes desse texto que estavam em itálico no original ficavam normais na citação, para fazer distinção).

Uma outra dúvida que tenho é como fazer o que está descrito em cima, mas com anúncios publicitários que passam na televisão. P. ex.: «A vida é bela.» Esta frase é de uma anúncio que a Citroën fez a um carro e eu gostaria de saber como referenciar a fonte da frase, tal como se faz quando citamos uma frase de algum autor.

Peço imensa desculpa pela desorganização do meu texto, e agradeço desde já a atenção dispensada.

Bruno Pereira Estudante Porto, Portugal 25K

Há uns dias, vi num livro a expressão "hem?" A minha dúvida é se essa expressão existe. Não deveria ser "hã?"

E. Gabriel Diaz Engenheiro Recife, Brasil 20K

Como se diz: orçar, ou orçamentar?

Luiz Carlos da Silva Portuário Recife, Brasil 8K

Gostaria de saber, detalhadamente, o significado da palavra proventos.

Sílvio Monteiro Estudante Porto, Portugal 7K

Numa aula de faculdade no outro dia, um orador convidado ligado à área dos moldes para plásticos fez referências contínuas à palavra "moldação", penso que como sinónimo de moldagem.

Gostaria de saber se esta palavra é passível de ser utilizada neste âmbito.

Rosa Pereira Professora Viseu, Portugal 9K

A propósito da leitura de um texto, deparei-me com o vocábulo "fidebeque". Perguntava, pois, se existe.

Obrigada.

Jurandir Marinho Desempregado Brasília, Brasil 53K

Tenho ouvido de algumas pessoas que há diferença entre persuadir e convencer, e que esta diferença seria, em síntese, que ao convencer há a aceitação do convencido. No caso da persuasão, haveria uma imposição, ou seja, o persuadido não teria outra alternativa senão aceitar.

Esta diferenciação tem algum embasamento?

Luan Côrtes Estudante de Medicina Feira de Santana, Brasil 7K

O que significa a palavra estíptico? Pode ser considerada sinônima de escasso? Em caso afirmativo, pode substituir escasso nas expressões a seguir?

«Tempo escasso», «produtos escassos», «dinheiro escasso».

Natália Santos Historiadora e formadora Viseu, Portugal 4K

Eu gostaria de perguntar se a palavra alternidade existe ou se apenas devemos usar o vocábulo alternância.

Obrigada!

Caio Zero Estudante São Paulo, Brasil 89K

Gostaria de saber como fica a mesóclise do verbo fazer, no futuro do pretérito e no futuro do presente, para todas as pessoas.

Surgiu uma divergência entre meus colegas de turma, principalmente com as conjugações da primeira pessoa do singular e do plural.

Grato desde já.