Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Fernando Verde Estudante Porto, Portugal 9K

Tenho a seguinte dúvida: pode-se usar dois-pontos dentro de dois-pontos? Por exemplo, em A Cidade e as Serras (edição da Livros do Brasil, p. 143), há a seguinte frase: «Estava precioso: tinha fígado e tinha moela: o seu perfume enternecia: três vezes, fervorosamente, ataquei aquele caldo.»

Rosina Nuzzi Estudante Montes Claros, Brasil 12K

Estou com uma dúvida relativa à seguinte frase: «Como efeito, afirma-se que a nação brasileira está progredindo à medida que fortalece suas raízes...» Há vírgula após «progredindo»?

Paulo Ferreira Funcionário São Paulo, Brasil 7K

Gostaria de saber qual/quais a(s) alternativa(s) correta(s), estando os verbos conjugados de acordo com a norma culta:

A) «Eu me precavejo dos resfriados com boa alimentação.» (precaver)

B) «Nós reouvemos os objetos roubados na rua.» (reaver)

C) «Desse jeito, ele fale a loja do pai.» (falir)

D) «O príncipe branda a sua espada às margens do rio.» (brandir)

E) «Os jardins florem na primavera.» (florir)

Vergílio Fernandes Servidor Feira, Brasil 21K

O verbo caber, no sentido de competir, flexiona normalmente?

«Cabem aos tribunais as revisões anuais...», ou «Cabe aos tribunais as revisões anuais...»?

Ana Bilreiro Funcionária pública Lisboa, Portugal 13K

Gostaria de saber se na expressão «Atenta ao e-mail enviado no passado dia 19», e sendo o sujeito feminino, se se conjuga o atenta ou se escreve atento, no sentido de «tendo em atenção».

Rafael Sousa Tradutor Ribeirão Preto, Brasil 8K

Tomei conhecimento um dia destes de norma de língua culta estabelecendo impossibilidade de ênclise em verbos proparoxítonos. Gostaria de saber se poderia me ajudar com a referência a essa norma. Fiz uma busca rápida, mas não consegui encontrá-la nos materiais que consultei. Saberia me dizer onde posso encontrar referência a ela?

Robert Mendes Servidor público São Luís, Brasil 8K

Com relação a documentos administrativos (memorando, ofício, etc.), devo escrever a data do dia primeiro do mês com o numeral e o sobrescrito/elevado? Exemplos:

«[...] Encontro Regional de Direito Constitucional, que acontecerá de 01º a 05 de março de 2012; Encontro Regional de Direito Constitucional, que acontecerá no dia 01º/03/12; Encontro Regional de Direito Constitucional, que acontecerá no dia primeiro de março de 2012.»

Ricardo Vetusto Estudante Rio de Janeiro, Brasil 9K

Queria saber se, quando o mas liga termos, e não orações, a vírgula é dispensada, facultativa ou obrigatória. Exemplo: Não fiz um trabalho exaustivo mas prazeiroso. A vírgula antes do mas é dispensada, facultativa, ou obrigatória?

Inês Guerreiro Tradutora/revisora Lisboa, Portugal 6K

No caso da frase «Fez dos alhos bugalhos», deverei usar uma vírgula a separar as duas últimas palavras?

Fernando Verde Estudante Porto, Portugal (Porto) 2K

Gostaria de saber quais os melhores "truques" para identificar o sujeito de uma frase e qual a sua oração principal.

Nas gramáticas é fácil de percebê-lo, pois os exemplos dados são sempre simples, porém, em frases mais complexas...