Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Fabrício Henrigue Professor Belo Horizonte, Brasil 4K

Na frase «Tal operação, além de viciosa politicamente, é de fundo evidentemente cristão», a expressão «de fundo» é uma locução?

E a concordância correta é mesmo esta — «de fundo evidentemente cristão» — ou deve/pode ser assim: «Tal operação é de fundo evidentemente cristã»?

Lailiane Novaes Pinto Braga Estudante Salvador, Brasil 8K

Em «carregando cartazes de apoio à vida na praia», a expressão «à vida na praia» funciona como complemento nominal do substantivo deverbal apoio, e a expressão «na praia» é adjunto adverbial de lugar.

Segundo a prova FDBC, essa alternativa está falsa. Eu não consegui ver o erro. Vocês poderiam me dar uma ajuda...??

Paulo Silva AFRFB Rio de Janeiro, Brasil 5K

Por favor, qual a circunstância que a preposição com indica na frase: «Com três anos, menino fugiu de casa.»?

Giulia Jacometi Professora São Paulo, Brasil 5K

Tenho muitas dúvidas ao usar alguns pronomes. Qual seria o correto?

«Pedro lhe trouxe flores», ou «Pedro trouxe-lhe flores»?

«Eu escolho os filmes» — «Eu os escolho», ou «Eu escolho-os»?

«A cor azul lhes agrada», ou «A cor azul agrada-lhes»?

A minha dificuldade é quando devo colocar pronome, se antes ou depois do verbo. É correta qualquer forma?

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 6K
Examine-se esta frase: «A vida é muito curta para ser pequena». É causal a oração subordinada?
José Guerreiro Jornalista Paris, França 7K

Pode-me indicar se a seguinte expressão está correta: «Quando os políticos abusam, o povo levanta-se»?

Ou se deve ser escrita assim: «Quando os políticos abusam, o povo se levanta»?

Alberto Manuel Sebastião Belo Educando em Língua e Literatura Portuguesa Luanda, Angola 28K

Alguém já disse, certa vez: «Eu fi-lo porque qui-lo.» Acertou?

Se não, porquê?

José Waldinei de Moura Sebinho Motorista Curitiba, Brasil 223K

Queria corrigir algumas palavras com s ou ss. Exemplos: bussola, discursso, aveso, carrossel, descansso, depresa, salsicha, passarela, pulsseira, condessa, assunto, intensidade, progresso, suspenso, pessego, apressado, assumir, passeio.

Vickie Batista Estudante Lisboa, Portugal 10K

Qual o diminutivo de declaração?

António Raposo Desempregado Ponta Delgada, Portugal 10K

A palavra vilória está no diminutivo, ou no aumentativo? E, já agora, provém da palavra vila?