Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Diogo Pincha Funcionário de logística Sintra, Portugal 4K

Gostava de saber se existe a palavra ilocalizada. Penso que não, mas pretendo saber ao certo. Ex.: «A caixa está ilocalizada» – como quem diz que não é possível localizar, não se sabe onde está.

Obrigado.

Miguel Faria de Bastos Jurista Lisboa, Portugal 48K

Pelo visto, estou ultrapassado. Aprendi há muito que pagado é um arcaísmo, embora o Saramago, talvez por influência do castelhano, do catalão ou do valenciano, o use com frequência nas suas obras. Quanto a o gastado e o ganhado terem dado o lugar a gasto e a ganho, também quando usados com o verbo ter, confesso-me surpreendido. Passou a ser norma? E as formas gastadoganhado são alternativas às simplificadas, quando usadas com o verbo ter, ou já ganharam o estatuto de arcaísmos?

A seguir, virá a aceitação da palavra “empregue”, que já vi num dicionário, e a da palavra  “encarregue”, que ainda não vi em nenhum.

Renato de Carvalho Ferreira Estudante de História São Paulo, Brasil 7K

Gostaria de saber o que as fontes dizem sobre o aportuguesamento Ardaã da cidade turca de Ardahan. Em pesquisa no Google achei duas fontes que citam a forma em português, ambas brasileiras, e uma delas sendo de 2012.

Bruno Carvalho Professor de PLE Lisboa, Portugal 9K

Gostaria de saber o significado da expressão idiomática «lançar a âncora».

Muito obrigado!

Maria Gonçalves Professora Lisboa, Portugal 7K

Os falantes do Brasil muitas das vezes não usam o artigo definido, por exemplo, «Joana lê o livro» e não «a Joana lê o livro»; ou ainda, «meu livro» e não «o meu livro». Quando é que o artigo pode ser omitido? E em Portugal se omitirmos o artigo também é correto?

Obrigada.

Sofia Alves Professora Lisboa, Portugal 6K

Numa resposta, afirma-se que se pode escrever lapalissada ou lapaliçada. No entanto, após pesquisa em dois dicionários da língua portuguesa disponíveis online (Priberam e Infopédia), apenas surge lapalissada. Gostaria de saber em que dicionário se encontra o registo lapaliçada.

Grata pelo esclarecimento.

Maria Gonçalves Professora Lisboa, Portugal 7K

Quando um falante do Brasil diz «moro em S. Paulo faz muitos anos», está correto? Ou deveria dizer «moro em S. Paulo há muitos anos»?

Obrigada.

Mércia Abranches Assistente de direção Lisboa, Portugal 7K

Pode usar-se a palavra atraumaticamente com o significado de «de forma indolor, sem provocar dor»?

Susana Matos Professora de Inglês Lisboa, Portugal 2K

Tenho-me deparado com a expressão «Estamos compradores...» num cartaz afixado perto da minha casa. A expressão estará correta?

Obrigada pelo esclarecimento da dúvida.

João Pedro Tapada Revisor e tradutor Sesimbra, Portugal 10K

Qual a etimologia e a ortografia correcta de uma das designações de haxixe, "xamon"/"chamon"? E a terminação em n é lícita?