Qual o significado de «Em Abril deve o milho ferver no carolo»?
Qual o significado de «em ano bom o grão é feno, em ano mau a palha é grão»?
Ouvi recentemente o provérbio «Sarampo, sarampelo, sete vezes vem ao pêlo» num programa de rádio. Efectuei uma pesquisa para tentar perceber o seu significado, mas sem resultados. Poderia o Ciberdúvidas ajudar-me?
Obrigado.
Qual o significado do provérbio «O mal de muitos alívio é»?
Gostaria de saber o significado do ditado popular «Na cama que farás, nela te deitarás».
Eu gostaria de saber a origem histórica do provérbio «Quando a esmola é demais, o santo desconfia».
Qual o significado denotativo e conotativo dos provérbios «Em terra de cegos, quem tem um olho é rei» e «Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento»?
«Cada cabeça, sua sentença.»
O significado, por favor.
Gostaria de saber a origem da expressão «ser meio belga».
Gostava que por favor me dissessem qual o significado da expressão «a pau com os ursos».
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações