Gostaria de saber o significado de alguns provérbios:
1. «O amor não envelhece, morre criança»;
2. «O amor é um passarinho que não aceita gaiola»;
3. «Onde manda o amor, não há outro senhor.»
Qual a origem da expressão «letras são tretas»? Alguém sabe de referências antigas a esta expressão ou de autores consagrados que a ela tenham recorrido?
Gostaria de saber o significado do seguinte provérbio:
«Beleza não põe mesa.»
Desde já agradeço.
Eu estaria muito agradecida se me podia responder qual é o significado do provérbio «às três é de vez».
Obrigada!
Qual o significado do provérbio «guardou-se da mosca, comeu-a a aranha»?
Qual o significado da expressão «pisar em ramo verde»?
Gostaria de saber o significado do provérbio: «Lançar foguetes, fazer a festa e apanhar as canas.»
«Lá vai o russo e as canastras.»
«Seja russo o cavalo e seja qualquer.»
«Paga o holandês pelo mal que não fez.»
«Ou forca ou índia ou marco de estrada.»
«Pode enganar-se os mandarins, nunca insultá-los.»
Escrevo sobre as nacionalidades nos provérbios e não sei o que querem dizer estes provérbios.
Alguém pode ajudar-me?
Com os meus cumprimentos pelo vosso regresso.
Gostaria de saber a origem e o significado da expressão: «Não há figos pra ninguém.»
O que significa o provérbio «Uma figa há em Roma, para quem lhe dá e não toma» e de onde vem?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações