Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Regina Maria Seixas dos Santos Professora Lamego, Portugal 5K

Escolástica pode ou não ser considerada uma palavra primitiva?

Que significa o sufixo ástico? Ex.: bombástico.

Otília Merino Ferreira Portugal 12K

Queria saber se a palavra performance tem plural, ou seja, se existe a palavra performances.

Júlio Medela Espanha 8K

Gronelândia ou Groenlândia? Tenho dúvidas sobre a utilização destas duas palavras. Qual a forma correcta?
Também não encontro as referências à pergunta: Fecho-éclair vs. zipper.
Obrigado.

António de Azevedo O Portugal 48K

Gostaria de saber a etimologia de diabo. Será "dia" + "bolo" por oposição a "sym" + "bolo" (símbolo)? Muito agradeço mais uma das lições quotidianamente recebidas via Internet.

Susana Correia Lisboa, Portugal 9K
A propósito da resposta Patético, sempre ouvi dizer aos meus professores de Cultura Clássica e Latim que que a palavra derivava da palavra grega pathos (um dos constituintes da tragédia clássica) e que significava o sofrimento do herói, de onde o seu
significado «que comove». De facto, como explica o Dicionário Etimológico Nova Fronteira (Antônio Geraldo da Cunha), a palavra grega pathetikós , que deu origem à palavra do latim tardio patheticus.
Por isso, parece-me que é mais importante assinalar que a sua origem é, na verdade, grega (o latim é que pediu a palavra “emprestada” e a trouxe para o português), uma vez que é nessa medida que o seu significado é mais facilmente explicado.
Francisco Leal Portugal 30K

Sou professor e dou comigo a usar com alguma frequência o termo 'xpto'.

Numa das últimas aulas um aluno questionou-me a origem da palavra, questão à qual não soube responder.

Será que me podem esclarecer a dúvida?

Obrigado.

Carla Portugal 12K

Qual a origem da palavra droga e estupefacientes?

Masé d França 13K

Gostaria de saber a origem etimológica da palavra mulato.

Obrigada.