O plural do vocábulo inglês performance é performances, escrevendo-se em itálico ou entres aspas, como qualquer estrangeirismo.
Substantivo feminino no original – provém do verbo inglês to perform, com o significado de «realizar», «completar», «executar» ou «efetivar» – equivale em português a desempenho (de função ou cargo), exibição, proeza, realização, êxito de realização, etc., conforme o sentido e a área em causa. Nas artes, em que é mais empregada, regista a generalidade dos dicionários, trata-se da «manifestação artística assente numa encenação que pode combinar dança, música, meios audiovisuais»¹, tendo «como princípio básico a improvisação e o contacto direto com o espectador»². Termo igualmente utilizado também para definir a «competência linguística de uma falante».³
Nas artes plásticas, também se usa o conceito instalação: «manifestação artística contemporânea composta por elementos organizados em um ambiente – que pode ter um caráter efêmero (só "existir" na hora da exposição) ou pode ser desmontada e recriada em outro local.»
Performativo e performer são termos derivados dos correspondentes vocábulos ingleses que lhe deram origem.
¹ in Grande Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora (2004) + Significados + Dicionário Online de Português
² recomendação para o castelhano da Fundação para o Espanhol Urgente (Fundéu BBVA).
³ in Infopédia.