Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de nomes próprios
Abílio Portela Pedreiro Torres Vedras, Portugal 5K

Gostaria de saber a origem do meu apelido Portela.

Obrigado.

Marcel Querubini Secretário de escola Cândido Mota, Brasil 8K

Vocês têm conhecimento dos prenomes femininos Irienes e Eleide (e informação sobre origem e significado), ou seriam eles "invenções" brasileiras?

Muito obrigado!

Mário Santos Professor Lisboa, Portugal 11K

Encontrei por acaso uma referência às "catrinettes". Assim eram designadas em França as mulheres que chegavam ainda solteiras aos 25 anos, e que celebravam a festa de Sta. Catarina. Será esta a origem da "nau catrineta", significando catrineta em gíria náutica antiga uma nau em viagem solitária?

Agradeço o vosso esclarecimento.

Joana Lourenço Assessora de administração Santa Maria da Feira, Portugal 5K

Gostaria de saber qual a origem dos apelidos Relvas e Lourenço.

Grata.

Maria Isabel Gracias da Fontoura Reformada Lisboa, Portugal 8K

Gostava de contactar alguém, nomeadamente Teotónio R. de Souza, acerca da origem do apelido Gracias em Goa. O antepassado mais antigo, de que me deram conta, teria sido Francisco Gracias, nascido cerca de 1690/1700 e que teria casado com Mónica Dias.

Será que alguém me sabe dizer a origem, ou seja, o nome hindu ou indiano a que corresponderia o referido apelido Gracias? Eram indianos convertidos ao catolicismo, e não foram considerados pelo prof. Jorge Forjaz como luso-descendentes, pois que só no século XX se casaram com europeus ou pessoas de outra nacionalidade.

Desde já os meus agradecimentos pela atenção dispensada.

Fernando Ferreira Emp. de escritório Leiria, Portugal 5K

Tengarrinha é um apelido que derivará de um nome de uma erva silvestre?

Se assim é, que tipo de erva é esta e quais as suas características?

Inês Espadaneira Técnica de turismo Famalicão, Portugal 5K

Gostaria de saber se podem facultar a origem e o significado do nome Espadaneira.

Obrigada.

Jaime Granalho Advogado Santarém, Portugal 5K

Por que razão Ansiães (toponímico: Carrazeda de Ansiães) e outros se escreve com um s, e anciães («velhos») se escreve com c?

Obrigado.

Maria Amélia Castilho Professora Montes Claros, Brasil 7K

Qual a etimologia do nome próprio Timóteo Meneses?

José Faria Nunes Jornalista Cassu, Brasil 5K

Existe no Brasil a família Cassu, de origem francesa.

Em Goiás (Brasil) existe a cidade que já foi Cassu, depois Caçu, e recentemente voltou a ser Cassu.

Em Uberaba (Minas Gerais), existe o topônimo Cassu nos registros de documentos oficiais e Caçu no romance Vila dos Confins, de Mário Palmério.

Estão corretas ambas as grafias, e por quê? E a cidade em Goiás, deve ser Cassu, ou Caçu? Por quê?