Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Acordo Ortográfico
Juan Dubé Tradutor Barcelona, Espanha 15K

Gostaria que me indicassem quais destas formas seriam as corretas.

«Tom pastel», ou «tom-pastel»? (E de igual forma: «tom sorvete», ou «tom-sorvete»?)

«Tons-pastel», ou «tons-pastéis»?

César Lasso Professor de Espanhol Lisboa, Portugal 7K

Colaboro na correcção de dados bibliográficos para uma comunidade online de leitores. Os títulos em inglês devem levar quase todas as palavras "importantes" em maiúscula inicial, mas a minha ideia é que nas línguas latinas, apenas a primeira palavra e os nomes próprios devem levar maiúscula. Ora bem, também sei que, até o século XIX, o costume português era parecido ao inglês (por exemplo, Amor de Perdição).

Deveria corrigir a ficha para Amor de perdição? Para já, estou a deixar os títulos antigos com quase todas as maiúsculas e limito-me a corrigir os títulos contemporâneos.

João G. Pais Estudante Lisboa, Portugal 4K

Como se devem escrever as capitais do Paquistão e da Croácia?

Será Islamabad e Zagreb, ou Islamabade e Zagrebe?

Virgínia Evaristo Médica Maputo, Moçambique 6K

Qual é a forma correcta de escrever: peritoneo, peritóneo, peritónio, ou peritoneu?

Mónica Maia-Mendes Bióloga Porto, Portugal 14K

Liquen, ou liquene?

Carolina Teixeira Estudante Lisboa, Portugal 7K

A palavra quatro divide-se em: qua/tro ou qu/a/tro?

Tereza Barros Schiavon Magalhães Funcionária pública estadual Ubá, Brasil 31K

Ao redigir um texto em meu trabalho, deparei-me com a seguinte dúvida: pelas regras do Novo Acordo Ortográfico (já vigente), a palavra concluído leva acento?

Joaquim Henriques Farmacêutico Odivelas, Portugal 11K

Relativamente ao gel que se colocar em contacto com a pele para utilizar um aparelho de ultra-som ou um Eco-Doppler, podemos chamar:

– Gel ultrasónico?

– Gel ultrassónico?

– Gel ultra-sónico?

Paulo Rocha Engenheiro Castelo Branco, Portugal 46K

De acordo com o AO de 1945, como se devem escrever os nomes dos animais e das plantas? Sempre com hífen? Ou existem excepções? (Sei que com o AO de 1990 todos estes nomes têm hífen).

A seguir apresento alguns exemplos para me informarem como devem ser escritos correctamente de acordo com o AO de 1945: arranha-lobos, genciana-das-turfeiras, campainhas-amarelas, fava-de-água, borboleta-azul-das-turfeiras, azulinha-do-bocage, aranja-dos-charcos, nêspera-dos-lameiros, azulinha-do-tomilho, ziguena-dos-pântanos, aranha-vespa, tecedeira-acuminada.

Beatriz Ragan Professora Garulhos, Brasil 60K

O substantivo pica-pau, segundo o novo acordo ortográfico, escreve-se separado. Porém, temos visto em vários meios de comunicação escrito sem hífen. Será que podem esclarecer a dúvida?