DÚVIDAS

Variação em género: feliz e realizado

Por que a palavra feliz não muda de forma (grafia e/ou pronúncia...) passando diretamente ao feminino, e a palavra realizado é convertida em realizada (muda um pouco...).

No caso, quais as diferenças estruturais exatamente?

Muitíssimo obrigado e um grande abraço!

Resposta

Oo adjetivo feliz apresenta esse comportamento porque ele é classificado como uniforme comum de dois gêneros, ou seja, ele usa a mesma forma para ambos os gêneros gramaticais. Por outro lado, o adjetivo realizado é biforme, isto é, há duas formas distintas, que correspondem aos gêneros gramaticais.

Não há uma regra para determinar se um adjetivo é uniforme ou biforme, mas, em geral, adjetivos terminados em -z (como feliz e capaz) são comuns de dois gêneros. Por outro lado, adjetivos terminados em -o (como bonito, arrumado) geralmente são biformes.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa