DÚVIDAS

«Exaltação violenta» – pleonasmo vicioso

Existe pleonasmo vicioso na expressão «exaltação violenta»?

Obrigado.

Resposta

     Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo definem que o pleonasmo «é a superabundância de palavras para enunciar uma ideia [...] Ex.: - Saipara fora, João.(Miguel Torga, Novos Contos da Montanha, 228). 

    «O pleonasmo só se justifica para dar maior relevo ou emprestar maior vigor a um pensamento ou sentimento. Quando nada acrescenta à força da expressão, quando resulta apenas da da ignorância do sentido exato dos termos empregados, ou de negligência, é uma falta grosseira.» É este caso o do pleonasmo vicioso.

      Exemplos: «Ter o monopólio exclusivo»; «ser o principal protagonista.» Todos os monopólios são exclusivos; o protagonista é personagem principal.

      Tendo em conta esta definição, parece-nos que «exaltação violenta» se enquadra no âmbito do pleonasmo vicioso, uma vez que, por definição, exaltação é louvor entusiástico, fanatismo, excitação do espírito; irritação; zanga, encómio excessivo... (in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa) e, por isso, o adjetivo violenta não acrescenta maior vigor ao substantivo, uma vez que exaltação já encerra a conotação de violência.

Cf. 10 pleonasmos comuns que deve evitar

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa