O significado de alado e de aluir - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado de alado e de aluir

As palavras alado e aluir têm que significado? Podem fazer-me um exemplo de duas frases que utilizem cada um destes dois termos?

Francisca Baía Estudante Porto, Portugal 5K

O adjectivo alado significa «dotado de asas, que voa», como em «cavalo alado». Alado, na qualidade de substantivo (nome), é «ser vivo ou imaginário dotado de asas» («o a[lado] cantava na gaiola»).

Quanto ao verbo aluir, quer dizer «tirar a firmeza de; abalar, sacudir, minar», como na frase «com alavancas e cordas, aluíram a rocha»; significa ainda «fazer cair ou cair por desmoronamento; vir ou fazer vir abaixo; abater(-se), derribar(-se), desabar», como, por exemplo, em «o vento aluiu algumas árvores». Quer dizer também «causar a ruína de; arruinar, prejudicar», a exemplo de «a[luir] o crédito, o bom-nome de alguém».

 

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Carlos Marinheiro
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica