Nos casos em apreço, não há alteração e, portanto escreve-se oligoelemento e oligossacárido (ou o seu sinónimo oligossacarídeo), tanto ao abrigo da norma ortográfica vigente (o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1990), como no quadro da norma ortográfica seguida oficialmente em Portugal entre 1945 e 20091.
O filólogo português Rebelo Gonçalves consignou no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) formas como oligossialia2, da qual se infere a legitimidade dos dois ss de oligossacárido. Mas antes da entrada em vigor do AO-90, o Dicionário Houaiss, na sua 1.ª edição (2001), registava oligoelemento e oligossacárido (com oligossacarídeo). Não se trata de uma especificidade brasileira, porque anos antes, em Portugal, José Pedro Machado acolhia no seu Grande Dicionário da Língua Portuguesa (Lisboa, Círculo de Leitores, 1991) as mesmas grafias3.
Seja como for, ainda que se trate oligo- como prefixo ou pseudoprefixo no quadro da norma ortográfica vigente, com a aplicação do preceito enunciado na Base XVI, n.º 2, o resultado é o mesmo que anteriormente, como comprova o registo de oligoelemento, oligossacárido e oligossacarídeo não só no Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (Instituto Internacional da Língua Portuguesa – IILP ) como também no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa.
1 E até mesmo na norma aplicada até 2009 no Brasil, a do Formulário Ortográfico de 1943.
2 Oligossialia significa «secreção insuficiente de saliva» (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa) e é formado pelo radical de origem grega oligo-, que marca a noção de «pouco (em pequeno número ou em quantidade insuficiente)» (ibidem), e o elemento -sialia, alusivo a «saliva» e proveniente grego síalon, ou, com o mesmo significado (ibidem).
3 Transcrevem-se estas entradas com as suas definições (desenvolvem-se as abreviaturas e mantém-se a ortografia original): «Oligoelemento, substantivo masculino. Fisiologia. Substância química elementar, indispensável à vida como catalisador ou estimulante das funções fisiológicas no organismo vivo.»; «Oligossacarídeo, substantivo masculino. Química. O mesmo que oligossacárido.»; «Oligossacárido, substantivo masculino. Química. Termo introduzido na nomenclatura químico-orgânica por Frendenberg para designar as polioses complexas e adoptado por alguns autores.» Acrescente-se sacarídeo e sacárido, nomes e adjetivos derivados do radical sacar-, do grego sákkhar, aros ou sákkharon, ou, «açúcar», pelo latim sacchărum, i, «açúcar de cana» (Dicionário Houaiss).