Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Seria que...» e «será que...»

Estou a rever um livro em que os tradutores usam várias vezes a expressão «Seria que» em vez do «Será que», mais habitual. Por exemplo: «Seria que me pode dar um copo de água?». Esta construção faz algum sentido?

Obrigado.

Diogo Morais Barbosa Revisor Lisboa, Portugal 717

Com o verbo no condicional – ou como se diz na terminologia gramatical brasileira, no futuro do pretérito –, a expressão «seria que» não é compatível com uma oração com o verbo no presente do indicativo, pelo que a forma correta corresponde a «será que»:

1. Será que me pode dar um copo de água?

Quanto a «seria que», é esta expressão compatível com uma oração cujo verbo se encontre ou em tempos do pretérito ou no condicional:

2. «Seria que Walter pensava que tudo iria ficar impune na sua vida? » (Lídia Jorge, O Vale da Paixão: Romance, 1998 in Corpus do Português); «pensava» está no imperfeito do indicativo)

3. «Seria que Tom daria o nome de ultraje a tais manifestações?» (Abel Botelho, Fatal Dilema, 1917, idem; «daria» está no condicional)

Note-se, porém, que a «será que» pode seguir-se uma oração com o verbo quer no presente, como em 1, quer nos tempos do pretérito e no condicional:

4. «Tenho pensado mas é sobre qual era exactamente a minha relação com ele. Será que ele gostava de mim? E eu, gostava dele?» (António Alçada Baptista, Os Nós e os Laços, 1985, idem)

5. «Será que a FOZCOAINVEST S.A. conseguiria obter tão facilmente financiamento para esse empreendimento?» (idem)

Refira-se que as formas será e seria ocorrem seguidas de oração subordinada substantiva completiva, como «reforço do valor dubitativo de frases interrogativas [...]: Será que a tia acertou no totoloto? Seria que eles tinham razão?» (dicionário da Academia das Ciências de Lisboa).

 

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Sintaxe Campos Linguísticos: Tempo/Modo/Pessoa/Número (verbos); Orações