«Sair de baixo da mesa» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Sair de baixo da mesa»

Ultimamente tenho-me deparado com a utilização indiferenciada dos termos «de baixo», "debaixo", «de debaixo». Gostaria de saber, para o contexto «ele saiu ______________ da mesa», qual o termo correcto a utilizar. Já vi uma resposta a esta dúvida em que aponta como correcta a opção «de baixo» mas tenho visto tantas vezes escrita a forma «de debaixo» que pergunta se esta não será também uma forma correcta.[*]

[*] N. E. – Manteve-se a forma "correcta", com "c", anterior à aplicação do Acordo Ortográfico de 1990. A grafia atualizada é correta.

Ana Nogueira Engenheira Amora, Portugal 646

As locuções de baixo de e debaixo de são ambas corretas, sendo utilizadas em contextos diferentes.

Debaixo (de) funciona como simples preposição, tendo um sentido equivalente a sob:

(1) «Os livros ficam debaixo da mesa.» (= sob a mesa)

De baixo (de) é introduzido pela preposição de, que é pedida por uma palavra anterior, como se pode observar através do contraste entre as frases (2) e (3) nas quais se percebe que a preposição de é regida pelo verbo vir:

(2) «O gato vem de baixo da cama.»

(3) «O gato vem do quarto.»

Uma outra diferença entre as locuções tem a ver com os sentidos que estas expressam. Assim, debaixo (de) responde, na frase, à questão onde:

(1) «Os livros ficam debaixo da mesa.» = «Os livros ficam onde? Debaixo da mesa»

Por seu turno, a locução de baixo (de) responde, na frase, à questão de onde:

(2) «O gato vem de baixo da cama.» = «O gato vem de onde? De baixo da cama.»

Neste contexto a preposição de «marca o lugar no qual se origina o movimento e o afastamento relativamente a esse lugar» (Raposo et al., Gramática do Português, p. 1548), ou seja, o gato realiza um movimento que teve início sob a cama e que evoluiu no sentido do afastamento.

Tendo em consideração o que ficou dito e em resposta à questão colocada, a locução a utilizar na frase apresentada será de baixo de:

(3) «Ele saiu de baixo da mesa.»

Carla Marques
Tema: Classes de palavras Classe de Palavras: locução