Os adjetivos ripário e ripícola estão corretos e são sinónimos quer na linguagem corrente quer no discurso especializado.
Do ponto de vista estritamente linguístico, os dois termos são legítimos, ambos significando «que vive às margens de rios ou em outros corpos de água (diz-se de ser vivo)», pelo que se pode ler nos respetivos verbetes do Dicionário Houaiss (esta fonte diz ser ripário um brasileirismo), que também lhes atribui as seguintes etimologias:
ripário: «lat. riparius, a, um 'que frequenta os bancos de um rio', de ripa, ae 'margem, ribanceira', por via erudita»;
ripícola: «ad. do latim ripa, ae 'margem de rio' + -i- + -cola»
Em relação a dicionários publicados em Portugal – o Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora, o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (Priberam) e o Grande Dicionário da Língua Portuguesa (GDLP) de José Pedro Machado –, não mostram estes haver sinonímia entre os dois adjetivos, mas, ao definirem ripário como «marginal» (o Priberam e o GDPL dão o vocábulo como característico do português do Brasil), presume-se que possa ser empregado para referir o que se encontra nas margens de alguma coisa, ou seja, com a mesma denotação que ripícola.
No discurso especializado, mesmo em textos de Portugal, figuram os dois adjetivos junto dos mesmos substantivos – «zona ripícola/ripária» –, sem que se note diferença apreciável. Noutros textos, são apresentados como sinónimos:
1. «A vegetação ribeirinha, também chamada ripícola ou ripária, é constituída por diversas comunidades vegetais [...].» [José Alves Ribeiro, "Flora e vegetação ribeirinha", Douro - Estudos e Documentos, vol. V (9) 2000, 1.º, 39-45]
2. «Ripário(a) ou ripícola ou ribeirinho – aquele(a) que estabelece o seu habitat em associação ou dependência dos cursos de água superficiais.» (NAG, I.P.2008. Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional. Instituto da Água, I.P.
Manual para a avaliação biológica da qualidade da água em sistemas fluviais segundo a Directiva Quadro da Água Protocolo de amostragem e análise para os macrófitos)