DÚVIDAS

Os verbos auxiliares em português

Gostaria de saber por que não há terminologia específica na gramática portuguesa para os tempos compostos com verbos que não TER ou HAVER, como por exemplo nas seguintes frases:
1 – Ele vai fazer
2 – Ele está a fazer
3 – Ele vai fazendo
4 – Ele vem fazendo

Já que não vejo como podem ser os pares de verbos entendidos como locuções verbais, dado que o primeiro está esvaziado de sentido autónomo (portanto somente auxiliar), penso que já é hora de tratá-los como tempos compostos.

Resposta

Se consultarmos a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Cunha e Cintra, ed. Sá da Costa, poderemos ver que são considerados auxiliares ter, haver, ser, estar e outros: ir, vir,andar, ficar, acabar. Por seu lado, a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS) faz uma classificação dos verbos auxiliares, falando de auxiliar:

– dos tempos compostos: ter e haver;
– da passiva: ser;
– auxiliar temporal, veiculando uma ideia de futuro: haver de + infinitivo («hei-de experimentar»); ir + infinitivo («vou experimentar»);
– aspectual: estar a; ficar a; continuar a; andar a; ir a; vir a, começar a; acabar de; deixar de;
– modal: poder; dever; ter de.

Pode depreender-se do exposto que as expressões que indica são consideradas locuções verbais – entende-se aqui por locução a expressão constituída por mais do que um vocábulo para, em conjunto, construir um sentido “mínimo” (como: apesar de; em cima de, estar a fazer, etc.) – formadas por um auxiliar e um verbo principal, com ou sem a intervenção de uma preposição. Assim:

1 – «Ele vai fazer» veicula uma ideia de futuro;
2 – «Ele está a fazer» veicula uma ideia de duração da acção;
3 – «Ele vai fazendo» veicula uma ideia de duração da acção e, simultaneamente, de progressão;
4 – «Ele vem fazendo» veicula uma ideia próxima da anterior, mas situa o início da acção expressamente no passado, com fim potencial no presente.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa