DÚVIDAS

O verbo permanecer com predicativo do sujeito e modificador

Boa tarde. Na frase «Os pais permanecem de férias nas Caraíbas», «de férias» é predicativo do sujeito? Ou o predicativo do sujeito é «nas Caraíbas»?

Muito obrigada. 

Resposta

Na frase em apreço, o constituinte «nas Caraíbas» desempenha a função de predicativo do sujeito e «de férias» a de modificador. 

Considera-se que os verbos copulativos podem expressar um estado, como em (1), ou uma mudança de estado, como em (2)

(1) «Ele está feliz.»

(2) «Ele ficou feliz.»

Alguns quadros gramaticais consideram também que os verbos copulativos podem ter um uso locativo1, como em (3):

(3) «Ele está ali.»

Esta última interpretação está presente no Dicionário Terminológico, pelo que tem sido adotada em contexto de ensino-aprendizagem, no âmbito da qual se considera que a localização do sujeito é um estado transitório expresso por meio de uma construção copulativa.

Ora, se na frase apresentada em (4) considerarmos este quadro, veremos que o constituinte «nas Caraíbas» expressa uma localização do sujeito e o constituinte «de férias» verbaliza o intervalo de tempo durante o qual se verifica o estado transitório:

(4) «Os pais permanecem de férias nas Caraíbas.»

Deste modo, o constituinte «de férias» é suscetível de ser omitido, pelo que desempenha a função de modificador. Já o constituinte «nas Caraíbas» localiza espacialmente o sujeito num dado intervalo de tempo, associando-lhe um estado transitório, descrito com o auxílio do verbo permanecer. Por esta razão, este constituinte desempenha a função de predicativo do sujeito.

Disponha sempre!

 

1. Para mais informações, cf. Raposo in Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 1331 e ss.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa