O significado de paradocente - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado de paradocente

Significado da palavra paradocente?

Ana Isabel Oliveira da Silva Afonso professor Miranda do Corvo, Portugal 67

A palavra paradocente ocorre em textos elaborados em Portugal. Figura, por exemplo, como adjetivo na legislação: n

(1) «5 - A formação contínua pode também contribuir para viabilizar a transição dos docentes entre os diversos níveis a graus de ensino e grupos de docência ou para o exercício de actividades especializadas de natureza paradocente.» (Decreto-Lei Decreto 344/89, Diário da República Eletrónico)

Pelo contexto de (1) e atendendo a que o prefixo para- sugere as noções de proximidade ou semelhança – cf. o caso de paramédico = « relativo a atividades relacionadas com a medicina» e «que complementa ou auxilia os serviços médicos» (Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora,na Infopédia) –, depreende-se que paradocente significa «relativo a atividades relacionadas com a docência» e «que complementa ou auxilia a docência».

Refira-se que, pelo menos, potencialmente, a palavra pode também ser usada como substantivo, tal como acontece com paramédico (= « indivíduo que exerce a sua profissão no campo da medicina, realizando atividades auxiliares ou complementares às de um médico», idem). Um paradocente, portanto, será também um indivíduo que exerce a sua profissão no campo da docência ou da escola em geral, realizando atividades auxiliares ou complementares às de um professor».

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo