O significado da expressão «pensar as vacas» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado da expressão «pensar as vacas»

Na leitura de um livro de António Mota surge a expressão: «pensar as vacas». Gostaria de saber o respetivo significado.

Obrigado.

Paulo Martins Professor Lisboa, Portugal 331

Supomos que quer referir-se ao uso do verbo pensar, um derivado de penso, «ração para gado», tal como ocorre numa frase de um dos livros do escritor português António Mota (Ovil, Baião, 1957):

(1) «Tinha ido pensar a parelha de vacas velhotas que pacatamente ruminavam na corte muito bem estrumada e emoldurada com um incontável número de teias de aranha que caíam do tecto e tapavam todos os buracos.» (António Mota, A terra do anjo azul. 4.ª ed. Vila Nova de Gaia: Edições Gailivro, 2002, 141/142; citado por Carlos Manuel Nogueira e Geice Peres Nunes, "Os romances infantojuvenis [sic] de António Mota", Nau Literária,  vol. 9, n.º 1)

Este verbo, que é homónimo de pensar (=«refletir, imaginar»), tem uso transitivo e significa, portanto, «dar ração ao gado».

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: verbo