«O meu obrigado» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«O meu obrigado»

É sabido que agradecer com Obrigado ou Obrigada varia conforme o género da pessoa que o diz. No entanto, deparei-me com a seguinte dúvida:

A frase «Desde já, o meu muito obrigado», caso seja uma mulher a dizê-lo, varia para «Desde já, o meu muito obrigada», ou mantém-se o masculino?

Filipa Costa Estudante Viseu, Portugal 1K

Na frase referida – «Desde já, o meu muito obrigado» –, obrigado é um substantivo. Enquanto substantivo, a palavra é invariável no género, ou seja, é um substantivo masculino que não tem forma feminina (veja-se o Guia de Uso do Português, de Maria Helena de Moura Neves, ou o Dicionário de Questões Vernáculas, de Napoleão Mendes de Almeida).  A oração está, portanto, perfeitamente correta e não deve ser grafada de outra forma. 

Por outro lado, «muito obrigado» como locução interjetiva, exclamação que expressa muita gratidão (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, pp. 2636), varia em género de acordo com o enunciador: «Muito obrigado/a por assistirem à conferência». 

Sara Mourato
Tema: Classes de palavras Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Gramática; Morfologia Flexional; Sintaxe Campos Linguísticos: Contrastes de género