As grafias corretas do adjetivo em questão são lignocelulósico e lenhocelulósico. Embora ambas as formas sejam aceitáveis, pode afirmar-se que a primeira é mais frequente e até, quanto à sua formação, mais coerente do que a segunda.
As duas formas adjetivais derivam dos nomes lignocelulose e de lenhocelulose, cuja diferença linguística reside no contraste entre o elemento ligno- do primeiro, de origem erudita, e o elemento lenho-, de origem popular. Trata-se, portanto, de um exemplo interessante de elementos morfológicos que significam o mesmo, mas que têm histórias divergentes, pois, partindo do latim lignum, i, «madeira (para queimar)», tomaram configurações diferentes na sua evolução. Ilustram assim o que aconteceu com palavras autónomas como adro e átrio, duplo resultado da palavra latina atrium em português.
Como todos constituem termos técnicos, nota-se preferência pela forma que apresenta um elemento diretamente transmitido por uma língua clássica, neste caso, o latim – ligno.Com efeito, uma consulta de páginas da Internet através do Google Académico mostra que a palavra que encerra o elemento de origem erudita, lignocelulose, é mais frequente do que aquela que contém a forma de origem popular, lenhocelulose.
Refira-se, por último, que lignocelulose (ou lenhocelulose) denomina a matéria que «[...] é composta principalmente por determinados hidratos de carbono como a celulose, que é um homopolímero que se forma pela união de moléculas de β-glucose através de ligações β-1,4-glicosídicas, e por hemiceluloses, um heteropolímero que contém principalmente xilose e arabinose» (Mara Marques, "Lignocelulose", Knoow.net, consultado em 26/09/2019). Lignocelulósico significa, portanto, «(aquele ou aquilo) que é relativo à lignocelulose».
1 Cf. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Acadmeia Brasileira de Letras e Dicionário Houaiss, no artigo sobre o elemento de composição ligno-. Note-se que se trata de um composto formado por um elemento erudito e, como tal, escreve-se sem hífen (cf. Base XVI, b) do Acordo Ortográfico de 1990).