DÚVIDAS

«Nem que», locução conjuntiva concessiva

Na seguinte frase em português há valor concessivo?

«Nem se dona Zélia quisesse, conseguiria alcançar aquela criança.»

Ou seja, existe “nem se”, se é que existe, como conjunção concessiva?

Resposta

Após o rastreio em 30 gramáticas normativas e descritivas, não foi encontrada esta locução conjuntiva ("nem se"), pelo que se deduz não fazer parte da norma-padrão do português.

Agora, não se pode negar a sua existência, pois há dezenas de ocorrências de "nem se" no site Corpus do Português (em linguagem jornalística brasileira contemporânea) e no site Youglish.com, no qual se encontram vídeos de brasileiros empregando tal expressão.

Apesar de ela claramente ter valor concessivo, vários gramáticos assinalam que a locução conjuntiva concessiva correta é «nem que», a qual introduz uma oração subordinada adverbial concessiva.

Sendo assim, de acordo com a norma-padrão, a frase deveria estar assim redigida: «Nem que dona Zélia quisesse, conseguiria alcançar aquela criança.»

Sempre às ordens!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa