Mil biliões - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Mil biliões

Não sei se me podem ajudar com a seguinte dúvida: em Portugal, que nome deve receber um número seguido de 15 zeros (por exemplo, 1,000,000,000,000,000? "Bilião", "trilião" ou nenhum dos dois? Nos Estados Unidos este número seria um "quatrilião"; a mesma designação aplica-se aqui?

Desde já muito obrigada se me puderem ajudar.

Alcinda Marinho Tradutora Porto, Portugal 6K

Já sabemos que, em Portugal, 1 000 000 000 000 é um bilião ou um milhão de milhões. Portanto, com mais um zero (13), teremos dez biliões; com mais dois zeros (14), cem biliões; e, com mais três zeros (15), mil biliões. Assim, se o número em causa for, por exemplo, 5 000 000 000 000 000, escreve-se, por extenso, cinco mil biliões.

E atenção que, em português, na numeração, não se usa a vírgula (senão nos casos de números decimais): apenas espaço – e só a partir de cinco algarismos.

Cf.  Milhões, Mil milhões, Biliões ou Triliões? Esclareça a confusão!

Carlos Marinheiro