Bilião bipolar - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Bilião bipolar

No vosso Glossário, um bilião em português é descrito como sendo um milhão de milhão, ao contrário dos países anglo-saxónicos.

Permitam-me esclarecer que na Inglaterra um bilião também é como o bilião português. Porém, nos Estados Unidos é que um bilião é um milhar de milhões!

C. A. Laborde-Basto engenheiro Toronto, Canadá 3K

Ora aí está um caso que desmente o fim da bipolarização do mundo.

Um bilião (ou bilhão, como preferem os brasileiros), segundo a ordenação americana, equivale a mil milhões ou dez elevado a nove. O Brasil é um dos países alinhados a este bloco matemático-linguístico, por assim dizer. A outra parte do mundo, a maioria, segue a chamada ordenação internacional. É uma vasta aliança que junta, entre outros países, Portugal, Espanha, Inglaterra e Alemanha, onde 1 bilião é = 1 milhão de milhões, com doze zeros em vez dos nove preferidos pelo outro campo. A França segue a ordenação europeia, mas só na teoria; porque, na prática, de facto, para os franceses, 1 bilião = mil milhões.

Com tantos zeros em disputa contínua, todas as cautelas são poucas quando se tropeça nalguns números que por aí se lêem e ouvem.

Cf.  Milhões, Mil milhões, Biliões ou Triliões? Esclareça a confusão!

José Mário Costa