DÚVIDAS

Ironia: «O Criador tem muitos amigos!»

Solicito a vossa colaboração de forma a esclarecer, se possível, a dúvida que de seguida apresento.

«No final do livro, Darwin menciona a possibilidade de todos os organismos terem tido origem numa única forma primordial, mas em privado pensava que essas origens antigas eram irrecuperáveis. Na segunda edição, Darwin incluiu um comentário em que afirmava ser possível conceber um Criador que tenha permitido às espécies criarem-se a si próprias, e que as primeiras formas orgânicas tenham adquirido vida a partir do “sopro do Criador”. Darwin foi-se tornando agnóstico ao longo da vida, mas não era imune a pressões e o Criador tem muitos amigos!»

Considerando a informação presente no excerto transcrito, poderemos considerar que, para além da ironia, na expressão "'o Criador tem muitos amigos" está presente uma metáfora?

Obrigado.

Resposta

Na expressão em análise não assinalamos a presença de uma metáfora.

A metáfora caracteriza-se por proceder à «associação de semelhança implícita entre dois elementos»1. Identificamos uma metáfora numa frase como (1):

(1) «O João é um leão.»

Neste caso, a metáfora assenta na associação de João às características estereotipadas de leão (por exemplo, o traço de coragem ou de liderança).

 Ora, na construção em análise, o nome criador não está a ser associado a nenhum outro nome ou conceito, pois vale por si e refere-se a Deus. De igual forma, o estado de coisas associado ao Criador («tem muitos amigos») não estabelece uma relação de semelhança com a nenhuma outra realidade.

Por esta razão, na expressão em causa, identificamos apenas a presença da ironia.

Disponha sempre!

 

 

1. Cf. Ceia, E-dicionário de termos literários. 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa