A expressão «nada pessoal» pode ser substituída pela palavra impessoal que, segundo o dicionário em linha Infopédia significa genericamente «que não é pessoal, que não se refere ou não pertence a uma pessoa particular» e, entre aceções mais específicas, «que revela distanciamento ou frieza, distante, indiferente»1. Pode-se, por exemplo, usar o vocábulo impessoal ao invés da expressão «nada pessoal» em frases como:
(1) O António recebeu um tratamento impessoal.
Todavia, se se tiver em conta a utilização da expressão fixa «nada pessoal», isto é, o seu uso em situações como «Isto não é nada pessoal», então está-se perante uma expressão presente num discurso marcado por alguma informalidade e que funciona como um pedido de desculpas por uma determinada ação/decisão. Algo equivalente a «não interpretes como um ataque à tua pessoa; a decisão não está ligada ao facto de seres tu».
No que concerne à palavra apessoal, não se encontram ainda registos nos dicionários consultados (cf. Infopédia, Priberam, Michaelis e Houaiss). Também numa pesquisa no Corpus do Português, de Mark Davies, não foram encontrados resultados associados a este vocábulo. Mesmo assim, seguindo um paralelo com o par imoral e amoral, bem como atendendo a ser corrente atribuir a impessoal os sentidos de «sem características pessoais» e «frio, distante», pode aceitar-se como correto o uso do termo apessoal como os significados de «não pessoal» e «que é completamente indiferente a características pessoais», tal como se infere da leitura do seguinte exemplo:
(2) «O conflito é acultural, atemporal e apessoal» (Ana Oliveira e Isabel Freire, Sobre a Mediação Sócio-cultural, Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (Acidi), 2009, p. 19)
1Também no dicionário Priberam, encontra-se o termo impessoal com a aceção «não é pessoal, que não pertence a uma pessoa em particular, que não se refere a pessoa determinada». A aceção «distante, com frieza» não consta da definição de impessoal no Priberam, embora neste dicionário se registe um significado próximo: «Que é feito de maneira padronizada ou indiferente às caraterísticas de cada um».