O Dicionário de Expressões Correntes, de Orlando Neves, edição da Editorial Notícias, regista «filho da mãe», dizendo que significa «estupor; filho da puta». Este mesmo significado é atribuído à expressão «Filho(a) desta e daquela».
O Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira, edição da Papiro Editora, considera igualmente que «filho da mãe» e «filho da puta» querem dizer o mesmo, pois regista «filho da mãe, da puta» («indivíduo considerado traiçoeiro e sem carácter; insulto que manifesta revolta e desprezo em relação a determinada atitude ou comportamento»).
O Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, considera «filho da mãe» um termo popular, mas diz que «filho da puta» é um vulgarismo; contudo, também diz que são expressões com o mesmo significado.
Assim, a única diferença é que «filho da mãe», expressão popular, pode utilizar-se em qualquer lado, e «filho da puta», expressão vulgar, já não se pode usar em todos os locais (ou, até, com a maioria das pessoas).
Cf. História das Pequenas Coisas: Filho da Mãe + A diferença entre «filho da puta» e «filho da mãe»