Na Ponta da Língua - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Na Ponta da Língua
Sérgio Luís de Carvalho
Clube do Autor, 2018 1K   

Na Ponta da Língua, do historiador português Sérgio Luís de Carvalho (editora Clube do Autor), reúne 200 palavras que «nos podem tornar um pouco mais cultos», no entender do autor.

A capa elucida o leitor sobre o contributo do acervo linguístico aqui reunido: «Mais de 200 palavras que ajudam a falar e a escrever melhor», uma seleção enriquecedora, que tem o objetivo de nos levar a ter a palavra certa na ponta da língua.

Estas palavras estão agrupadas e divididas segundo a época histórica da entrada na língua portuguesa. É um critério de arrumação que leva o leitor a um esclarecimento que se torna mais interessante do que a simples ordem alfabética, em jeito de dicionário.

Exemplificando, no 1.º capítulo, Pré-História e Classicismo, encontramos ortodoxia e epicurista; no seguinte, o da Idade Média, mendicante e apócrifo; no da Época Moderna, heliocentrismo e antropocentrismo; e, no último, Época Contemporânea, deparamos significativamente com proletariado e sufragista.

Todas as 200 palavras estão detalhadamente explicadas numa perspetiva histórica, cultural e linguística.

Pena a ausência de um índice geral e da bibliografia consultada na elaboração da presente obra, cuja temática tem sido objeto de interesse do autor, com três anteriores livros: Nas Bocas do MundoUma Viagem pelas Histórias das Expressões Portuguesas e do Dicionário de Insultos.

Maria Eugénia Alves