O neologismo empoderamento está consignado no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa e registado na Mordebe – Base de Dados Morfológica do Português. Como já se referiu no Ciberdúvidas (ver textos relacionados), trata-se de um anglicismo que significa «obtenção, alargamento ou reforço do poder». Assinale-se que o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa não descreve a formação desta palavra de modo adequado, porque a apresenta como palavra derivada no português, quando na realidade é a adaptação de um termo inglês constituído por elementos de origem latina.
Sobre a extensão do uso deste neologismo, cabe dizer que ele não se encontra em dicionários brasileiros recentes (Houaiss, Unesp); contudo, é brasileira a única ocorrência da palavra no corpus Davies/Ferreira:
«III – estimular a instalação de Fóruns Regionais de Mulheres para permitir a descentralização e capilaridade do Programa, com o empoderamento das mulheres envolvidas;»
Num outro corpus, o CetemPúblico, constituído por textos dos anos 90 publicados no jornal português Público, a palavra não ocorre uma única vez.
Se recorrermos ao motor de busca Google e compararmos as páginas portuguesas, brasileiras, angolanas e moçambicanas em que a palavra empoderamento ocorre, confirmamos o emprego da palavra. Assim, nas páginas do domínio .pt, empoderamento surge 379 vezes; nas páginas brasileiras (domínio .br), 80 100 vezes; nas páginas angolanas (domínio .ao), 3 vezes; e nas páginas moçambicanas (domínio .mz), 279. É justamente numa página moçambicana que encontramos uma definição clara de empoderamento:
«O empoderamento é um dos factores-chave para a saída da teia da pobreza onde os grupos vulneráveis se encontram presos. Na verdade, só devolvendo o poder de decisão sobre o uso dos recursos, sobre a vida, sobre a governação, entre outros aspectos, se pode permitir que os indivíduos e comunidades pobres libertem as suas potenciais capacidades recalcadas e as coloquem ao serviço dos esforços de combate à pobreza.»
Em suma, sabe-se que a palavra poderia ser substituída por obtenção ou reforço de poder. Quanto às tendências de evolução do uso, os dados expostos não são claros, porque teríamos de os considerar proporcionalmente ao grau de implantação da Internet em cada país. Da interpretação dos contextos aqui transcritos é fácil identificar empoderamento como termo ligado a temáticas de natureza sociopolítica.