A leitura de um grande número - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A leitura de um grande número

Não sendo português, quando vim para Portugal, fiz algumas confusões com mil milhões e biliões, que esclareci através deste site. (Muito obrigado!) No entanto, já falei com alguns colegas e parece que ninguém é capaz de passar acima do milhar de milhão na leitura por extenso de um número. Qual seria a leitura do seguinte número em português de Portugal? 18 446 744 073 709 551 615

Obrigado e parabéns pelo vosso trabalho!

André Bettencourt Estudante Aveiro, Portugal 2K

A questão da nomenclatura dos grandes números foi já por diversas vezes tratada no Ciberdúvidas, ao longo dos anos, assim como as diferenças relativamente ao Brasil e aos EUA [Cf.Textos Relacionados]. 

Em Portugal, assim como em outros países, um trilião corresponde a 1 000 000 000 000 000 000, segundo a norma portuguesa N18 (1960) “Nomenclatura dos Grandes Números”, substituída pela NP 18:2006 (Ed.3), (Instituto Português da Qualidade), e o Código de Redação da União Europeia.  

O número 18 446 744 073 709 551 615 pode ser lido de duas formas:

  • dezoito triliões, quatrocentos e quarenta e seis mil biliões, setecentos e quarenta e quatro biliões, setenta e três mil milhões, setecentos e nove milhões, quinhentos e cinquenta e um mil seiscentos e quinze;

  • dezoito triliões, quatrocentos e quarenta e seis milhares de bilião, setecentos e quarenta e quatro biliões, setenta e três milhares de milhões, setecentos e nove milhões, quinhentos e cinquenta e um milhares, seiscentas e quinze unidades.

Cf.  Milhões, Mil milhões, Biliões ou Triliões? Esclareça a confusão!

Aura Figueira