As funções atuais do antigo atributo e dos predicativos - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
As funções atuais do antigo atributo e dos predicativos

Gostaria de saber qual é em português a diferença entre o predicativo e o atributo, já que a distinção é diferente na minha língua materna, e não consigo compreendê-la.

María Aparicio V. Estudante León, Espanha 752

        Em Portugal, a Nomenclatura Gramatical Portuguesa, publicada em 1967 e revogada em 2004 com a publicação da Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS), foi suspensa e revista, tendo vindo a concretizar-se no Dicionário Terminológico (DT), o atual instrumento regulador dos termos e conceitos relativos ao funcionamento da língua. 

         Houve, deste modo, alguns termos que desapareceram, nomeadamente, o atributo, cuja função é desempenhada por duas novas funções sintáticas:

          * Enquanto o atributo era uma função sintática exclusiva do adjetivo, os elementos que podem funcionar como modificadores restritivos do nome podem ser grupos preposicionais ou orações subordinadas adjetivascomo complementos do nome podemos encontrar também grupos preposicionais.

         Quanto ao predicativo, existem dois tipos:

  • o predicativo do sujeito, um elemento da frase que, referindo-se ao sujeito, acompanha um verbo copulativo, ou de significação indefinida (ser, estar, ficar, parecer, permanecer, continuar, tornar-se...), completando-lhe o sentido: - «O teste é amanhã.» 
  • predicativo do complemento direto, um constituinte selecionado por alguns verbos (achar, nomear, considerar, declarar, designar, eleger, fazer, julgar, nomear, supor, ter por, tornar, tratar...), que se refere ao complemento direto, completando a significação do verbo:  «O João considera a Maria uma ótima professora

   

Atributo = Modificador restritivo ou complemento do nome; Predicativos do sujeito e do complemento direto. 

Fonte: Dicionário Terminológico 

Aura Figueira
Áreas Linguísticas: Sintaxe Campos Linguísticos: Funções sintácticas