Análise da frase «cansei de estudar» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Análise da frase «cansei de estudar»

Na frase «cansei de estudar», qual é classificação sintática da expressão «de estudar»? E a transitividade do verbo cansar?

Douglas Lima da Silva Estoquista Nova Iguaçu, Brasil 42

Se aceitarmos que neste contexto o verbo cansar tem o significado de «enfastiar-se» ou «fatigar-se», então o constituinte «de estudar» terá a função de complemento oblíquo (ou adjunto).

Nesta interpretação, o verbo cansar é transitivo indireto e rege a preposição de, que, por sua vez, tem como complemento uma oração subordinada infinitiva – ou oração reduzida  –   (estudar).

Na variante europeia do português, sentir-se-á como mais natural a construção «Fiquei cansado de estudar».

Refira-se ainda que o verbo pode ser usado como auxiliar em construções como:

(1) «Cansei-me de o mandar estudar.»

Nesta construção, o verbo auxiliar mandar «indica a ideia de insistência da ação (aspecto incoativo)» (in Dicionário Houaiss).

Carla Marques
Classe de Palavras: preposição
Campos Linguísticos: Funções sintácticas