Nas frases apresentadas pela consulente estão presentes diferentes recursos expressivos.
No segmento transcrito em (1), identificamos a anáfora e a enumeração:
(1) «Oh, pobre de ti... nem um par de jeans... nem uma camisolinha de caxemira... nem um par de sabrinas douradas...»
Neste momento do texto, identificamos a anáfora da conjunção nem, em início de cada um dos elementos coordenados. Este recurso associa-se à enumeração dos bens a que, segunda a Fada Marina, a personagem Vanessa não tinha, o que a impediria de ir a uma festa. Estes dois recursos combinam-se, assim, para intensificar a intenção irónica relativamente a estereótipos ligados à infância e à educação das meninas.
No segmento textual transcrito em (2), identificamos a anáfora:
(2) «Que fixe! [...] Obrigada Pai! Obrigada Mãe! Obrigada Rodrigo! Que bom dia de anos! Que grande festa!»
A personagem recorre à anáfora da interjeição «Obrigada!» e de seguida do «que» exclamativo para intensificar o seu sentimento de alegria perante as prendas recebidas. Neste caso, não consideramos que esteja presente a enumeração porque não se apresentam elementos de um dado conjunto.
Por fim a repetição pode ser entendida como um recurso linguístico do qual se retira expressividade, mas não é propriamente uma figura de estilo. É antes um recurso da língua que está na base de algumas figuras estilísticas como a anáfora, por exemplo.
Disponha sempre!