Abreviaturas de ordens e congregações da Igreja Católica - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Abreviaturas de ordens e congregações da Igreja Católica

Nos nomes dos religiosos, após Padre "X", Frei "Y", Fulano "Z", os religiosos inserem um código de duas letras, de significado nebuloso e  que não vejo em lado nenhum explicado. Uns escrevem "SJ" após o nome; outros apõem "SI", [...]  e outras siglas ainda. Contrariando todas as regras do bom uso de siglas, eles não as explicam em lado nenhum, assumindo – erradamente – que toda a gente as saberá ou deverá saber, coisa de que eu duvido muito. O que significarão, ao certo, essas siglas misteriosas?

Guilherme de Almeida Professor aposentado Lisboa, Portugal 48

Sobre  as siglas das  ordens  e congregações religiosas católicas, poderão ser feitas consultas aqui.

Como se poderá ver, a sigla SJ (ou SI) representa a expressão latina Societas Iesu (ou Jesuitae), ou seja, trata-se da Companhia de Jesus, os  Jesuítas (cf. Enciclopédia Católica Popular, versão em linha). E  OP está por Ordo Praedicatorum, ou seja, Ordem dos Pregadores, mas conhecidos por Dominicanos (cf. idem).

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia; Ortografia/Pontuação Campos Linguísticos: Abreviaturas