Na divisão silábica da palavra diagnóstico, para efeitos de translineação, separa-se a sequência gn (di·ag·nós·ti·co), tal como prevê a Base XX, relativa ao Acordo Ortográfico e sobre a Divisão Silábica, que recomenda o seguinte:
«São divisíveis no interior da palavra as sucessões de duas consoantes que não constituem propriamente grupos e igualmente as sucessões de m ou n, com valor de nasalidade, e uma consoante: ab-dicar, Ed-gardo, op-tar, sub-por, absoluto, ad-jetivo, af-ta, bet-samita, íp-silon, ob-viar; des-cer, dis-ciplina, flores-cer, nas-cer, res-cisão; ac-ne, ad-mirável, Daf- ne, diafrag-ma, drac-ma, ét-nico, rit-mo, sub-meter, am-nésico, interam- nense; bir-reme, cor-roer, pror-rogar; as-segurar, bis-secular, sos- segar; bissex-to, contex-to, ex-citar, atroz-mente, capaz-mente, infeliz- mente; am-bição, desen-ganar, en-xame, man-chu, Mân-lio, etc.»
Trata-se de uma palavra esdrúxula (Portugal) ou proparoxítona (Brasil), uma vez que é acentuada graficamente na antepenúltima sílaba.
Considerando que, em diagnóstico, a sequência dia- exibe o hiato i-a, a palavra terá cinco sílabas. Porém, é também possível aceitar que diagnóstico é constituída por quatro sílabas, se se analisar ia como ditongo crescente.
Na verdade, verifica-se uma dificuldade na identificação de palavras com hiato, porque estas são frequentemente confundidas com ditongos crescentes. Um hiato é um encontro vocálico. Ocorre quando há o encontro de duas vogais numa palavra, sem que estejam na mesma sílaba, mas sim em sílabas diferentes. Nos hiatos, cada vogal mantém a sua individualidade fonética, ocorrendo uma pequena pausa entre a pronúncia de uma e outra.
Por exemplo, pátria exibe um ditongo crescente, e alguns gramáticos separam-no e outros não. Se a letra i não acentuada for seguida por outra vogal não acentuada este encontro vocálico pode ser pronunciado de duas maneiras distintas:
1. Como ditongo crescente ia, ie, ii, io, iu, com a pronúncia das duas vogais em uma mesma sílaba e realização de i como semivogal. Exemplos: fé-rias, a-gên-cia.
2. Como hiato i-a, i-e, i-i, i-o, i-u, com a separação das duas vogais em duas sílabas distintas e a representação de i como vogal. Exemplos: fé-ri-as, a-gên-ci-a. A escolha da variante mais adequada para estes casos é facultativa e poderá ser motivada por razões de ordem técnica ou estética.