DÚVIDAS

Ditongo crescente ou hiato?

Como distingo ditongos crescentes de hiatos? Podemos concluir que palavras graves (acentuadas graficamente), cuja última sílaba termina com duas vogais, contêm ditongo crescente e não hiato? Muito obrigada pelo serviço que prestam em prol da língua portuguesa.

Resposta

«Os ditongos em Português são sempre decrescentes, já que os crescentes (ou "falsos ditongos") são passíveis de segmentação silábica (ou seja, de hiato, desfazendo a possibilidade de ditongo): por exemplo "miar" pode ser um monossílabo ([mjaɾ]), se tiver um ditongo crescente, ou um dissílabo ([mi aɾ], com hiato). Este facto está sobretudo relacionado com questões de velocidade de fala.» (in Respostas Anteriores: O sistema fonético português – resposta de Susana Correia.)

Um hiato (segundo o Dicionário de Termos Linguísticos, vol. I) é «uma sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes.»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa