A pronúncia do nome Hefesto - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
A pronúncia do nome Hefesto

Qual é a pronúncia correta de Hefesto, o nome do antigo deus grego da Tecnologia? "Hefésto", rimando com resto, ou "Hefêsto", rimando com cesto?

Desde já, muito obrigado pela atenção.

Lanito Molita Estudante Lisboa, Portugal 42

O nome Hefesto soa "efésto" ou "ifésto", com e aberto.

Os vocabulários ortográficos existentes que incluem os nomes próprios na sua nomenclatura não associam nenhuma indicação de pronúncia a este nome. No entanto, consultando o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (1940) da Academia das Ciências de Lisboa e o Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, observa-se que os itens com e fechado como cedo são assinalados com indicação de pronúncia; os que têm e aberto não exibem geralmente tal informação, a não quando é necessário distinguir homógrafos com e tónico de diferentes graus de abertura: medo (é), «relativo à Média (região da antiga Pérsia)» vs. medo (ê), «temor». Dado que Hefesto se encontra na segunda das situações descritas, é legítimo inferir que o nome em causa tem e aberto.

Acrescente-se que este nome da mitologia grega está registado no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (2003), de José Pedro Machado, o qual observa que Hefesto vem «[d]o grego Hēphaistos, filho de Zeus e de Hera, o deus do fogo. Por vezes aparece a variante Hefaistos [...].»

Na mitologia romana, o deus equivalente chama-se Vulcano.

Carlos Rocha
Tema: Origem de nomes próprios Classe de Palavras: nome próprio
Áreas Linguísticas: Etimologia; Fonética