As mitologias grega e romana - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
As mitologias grega e romana

Tomando como já definidos os conceitos de mitos e mitologias, e como Mitologia Clássica ou Mitologia Greco-Romana o conjunto da Mitologia Grega e da Mitologia Romana, procuro saber:
– Quais as definições para cada uma destas duas mitologias, a grega e a romana, com as especificações dos territórios aproximados onde vigoraram e a partir de que épocas.
Podem ajudar-me?
Muito agradecido.

Joaquim Barradas Lisboa, Portugal 3K

Passando de camponeses (quando, com Homero, se fixa a respectiva mitologia; mas de Homero nada sabemos...) a marinheiros, os gregos tanto vão para as cidades jónias da Ásia Menor como para Ocidente, navegando da Crimeia e do Mar Negro ao sul de França e Espanha. O Sul de Itália e a Sicília enchem-se de colónias gregas. A chamada segunda colonização grega, que divulgara a sua cultura, acabou cerca do séc. VI a. C., com a tomada do reino da Lídia pelo rei persa Ciro. Se os deuses gregos se assemelhavam, até nos defeitos, aos humanos, os romanos não viviam as nossas paixões. Transplantaram aqueles para Roma, trocando-lhes os nomes, e só inventaram Jano, o de dupla face. Mas impuseram-nos da Península Ibérica à Hungria e à Roménia, durante mil anos, até, pelo menos, ao século V.

Ernesto Rodrigues