A pronúncia de ferroviário - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
A pronúncia de ferroviário

Em conversa com um amigo surgiu a dúvida acerca da forma de pronunciar a palavra ferroviário, dizendo o meu amigo que esta se pronuncia com e fechado – "fêrroviário" – enquanto eu defendo que se pronuncia "férroviário", visto que deriva de ferrovia + ário.

Agradeço o esclarecimento.

Custódia Pereira Funcionária pública Seixal, Portugal 42

Em Portugal, a pronúncia padrão de ferroviário, «relativo a caminhos de ferro»,  a que é vista, portanto, como correta, é com e e o abertos, ou seja, o elemento ferro- mantém o e aberto do nome correspondente (ferro) e o aberto que se ouve na palavra que está na base da sua derivação ferrovia, «caminho de ferro», um composto de ferro e via. Note-se que, neste caso, o formante ferro tem o o aberto que ocorre noutro tipo de compostos, sobretudo os que combinam nomes pátrios hifenizando-os: afro-asiático, latino-americano, luso-espanhol.

A pronúncia alternativa descrita na pergunta será, portanto, ou erro de perceção ou uma variante muito marginal, pelo menos em Portugal. Note-se, porém, que no Brasil, não será impossível articular ferrovia e ferroviário com e átono fechado, visto que em sílabas átonas pretónicas é esse o timbre que muitos falantes produzem para e nessa posição (ver no Vocabulário Ortográfico do Português ferroviaferroviário , nas transcrições fonéticas correspondentes ao Rio de Janeiro e São Paulo).

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Fonética; Léxico; Morfologia Construcional Campos Linguísticos: Composição; Pronúncia