A origem de sebenta, «caderno de rascunho; apostila» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A origem de sebenta, «caderno de rascunho; apostila»

Qual a origem da palavra sebenta no contexto de caderno de rascunhos? Por mais que pesquise sobre o assunto, menos esclarecido fico.

Grato

Ricardo Abreu Artista plástico Machico, Portugal 50

O nome sebenta, no sentido de «caderno para rascunho» ou «apanhado de lição oral, apostila», terá surgido por extensão semântica do adjetivo sebento, «sujo, desmazelado». Não é clara a evolução semântica de sebenta, mas julga-se que esta se deva a uma alusão ao mau estado destes cadernos ou cartilhas de apontamentos que ficavam "sebentos" (subententendo cartilha, "sebentas") por terem muito uso ou circularem de mão em mão (cf. programa Cuidado com a Língua, 2008 ).

Observe-se que, no ambiente universitário de Coimbra, uma sebentaria seria uma oficina onde litografavam sebentas, e uma sebenteira, uma mulher que fazia a distribuição das sebentas (cf. José Pedro Machado, Grande Dicionário da Língua Portuguesa). Regista-se também sebenteiro, quer como adjetivo, na aceção de «relativo a sebentas», quer como substantivo, com os significados de «estudante que escreve sebentas», «aquele que litografa, datilografa ou imprime sebentas» e«aquele só estuda por sebentas» (idem, ibidem).

Acrescente-se que sebento é um derivado sufixal de sebo, «gordura» (cf. Dicionário Houaiss).

Carlos Rocha
Tema: Origem de palavras Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Etimologia; Léxico; Morfologia Construcional Campos Linguísticos: Derivação