DÚVIDAS

A concordância do particípio
com «...um conjunto de..»/«uma grande quantidade de...»

Tenho diversas dúvidas sobre a nossa língua que gostaria de ver esclarecidas. Como me surgiram na prática, remeto as frases em concreto em que as dúvidas se colocaram, pedindo que assinalem qual a hipótese correta e, se possível, qual a regra aplicável:

1. «É um conjunto de documentos já analisado.»/«É um conjunto de documentos já analisados.»

2. «É uma grande quantidade de documentos já analisada.»/«É uma grande quantidade de documentos já analisados.»

Resposta

Embora possa parecer estranho, a verdade é que todas as formas apresentadas pela consulente são possíveis e gramaticais, porque tanto se pode estar a caraterizar o conjunto ou a quantidade como os documentos.

Repare-se que, se se puser a tónica no conjunto ou em uma grande quantidade, a flexão do particípio/adjetivo será feita em concordância com eles. Assim, a forma deverá ser:

 

1. «É um conjunto de documentos já analisado.» [= «É este o conjunto de documentos analisado.»]

 

2.  «É uma grande quantidade de documentos já analisada.» [= «É esta a grande quantidade de documentos já analisada.»]


Se, por outro lado, se nos estivermos a referir aos documentos de um determinado «conjunto» ou de «uma grande quantidade», a concordância será feita com esse termo:

 

1. «É um conjunto de documentos já analisados.» [= «Os documentos já analisados de um conjunto.»]

2. «É uma grande quantidade de documentos já analisados.» [= «Os documentos já analisados dentro desta grande quantidade.»]

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa