Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Neusa Teixeira Tradutora Gondomar, Portugal 6K

Após uma consulta no vosso site sobre os prefixos in-, il-, i-, encontrei uma entrada que dizia:

«O prefixo in- antes de l ou m adopta a forma i por assimilação:

in- legível < il- legível < ilegível

in- migrar < im - migrar < imigrar»

Por esta lógica, diz-se ilocalizável, e não inlocalizável?

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 6K

Porventura existiria "Borbão" como aportuguesamento de Bourbon, nome de uma casa real que reinou na França, Espanha, Luxemburgo, Navarra, Duas Sicílias e Sardenha. Em italiano, é Borbone; em espanhol, é Borbón.

Dom Pedro I do Brasil (IV de Portugal) tinha como sobrenomes «Bragança e Bourbon». Curioso que ele não aportuguesou Bourbon, como seria de se esperar de um príncipe de um país de língua portuguesa.

Muito obrigado.

Eliene Resende Administradora de empresas Campina Grande, Brasil 4K

Qual o plural de físico-mecânico?

Zinda Diniz Professora Setúbal, Portugal 7K

Qual a forma correcta da expressão «dá cá um bacalhau!» ou «aperta aqui o bacalhau»? E qual a sua origem?

Sofia Martinho Professora Porto, Portugal 146K

Na análise da poesia de Fernando Pessoa ortónimo e heterónimos é correcto dizer «o poeta neste poema...» ou «o sujeito poético neste poema...»?

Helena Abreu Aposentada (prof.) Lisboa, Portugal 18K

Sou autora de uma gramática da língua portuguesa para italianos. Estou a fazer um folheto, a pedido da editora Zanichelli, para inserir em cada volume sobre o acordo ortográfico. A minha dúvida está na supressão do acento gráfico diferenciador nas paroxítonas na flexão de alguns verbos. Assim: amámos perde o acento? pode/pôde?

E a grafia de crê,, , crêem, lêem, vêem? Continua?

Obrigada pela atenção.

Marcel José Maroubo Querubini Funcionário público Cândido Mota, Brasil 20K

Saberiam apontar a origem da expressão «dia de branco», que se utiliza em algumas regiões do Brasil para designar um dia útil (especialmente a segunda-feira quando em relação ao domingo)?

Obrigado!

Sílvio Mariano Docente universitário Covilhã, Portugal 29K

Ao ano de 1975, o significado de boutique poderia ser outro para além de loja de roupa?

Cláudio Rabelo Figueredo Administrador Rio de Janeiro, Brasil 10K

Gostaria que analisassem a frase:

«O senhor Cláudio Rabelo convida para a palestra "O Português e Portugal", direcionada aos portugueses residentes no Brasil.»

A oração «direcionada aos portugueses residentes no Brasil» pode ser considerada uma oração subordinada explicativa? A vírgula depois de «Portugal» é obrigatória, opcional, ou não deveria existir?

Desde já agradeço a colaboração.

Keli A. V. Paterno Professora Cascavel, Brasil 4K

Preciso saber o significado etimológico da palavra erotização.

Obrigada.