DÚVIDAS

O uso da repetição de sinais de pontuação
É comum nas histórias em quadrinhos vermos o uso da repetição de sinais de pontuação como forma de realçar e dar força dramática aos textos. Por exemplo, vários pontos de exclamação ou pontos de interrogação indicando espanto, surpresa etc. Às vezes esses dois sinais são usados juntos: «Como??!» Geralmente são em número de três. No momento, não lembro de ter visto esse recurso usado na literatura mais "tradicional". Por isso, pergunto se a gramática trata disso, e particularmente se há regras quanto ao número de repetições dos sinais.
O significado e a origem da expressão «deixar cair o tapete»
Venho por este meio solicitar a vossa colaboração para a definição e origem, caso seja possível, da expressão «deixar cair o tapete». A expressão foi utilizada numa conversa, do seguinte modo: «não deixas cair o tapete». Devido ao contexto, entendi como elogio, mas fiquei curioso quanto ao significado. Grato por toda a atenção que puderem dispensar, subscrevo-me com os melhores cumprimentos.
O uso das aspas com intenção depreciativa
Gostaria de, em primeiro lugar, felicitá-los a todos pelo excelente trabalho que aqui desenvolvem. As aspas são muitas vezes utilizadas com uma intenção claramente pejorativa ou depreciativa. Utilizam-se as aspas frequentemente para rebaixar, diminuir ou desprezar aquilo que se está a retratar. Como nos seguintes exemplos: – «Fulano tal vinha acompanhado da sua "amiga"», podendo aqui "amiga" significar, por exemplo, a sua amante. – «Sicrano recebeu aquilo que se pode chamar de um "prémio de mérito"», significando a expressão entre aspas, muito possivelmente, qualquer coisa como um suborno, uma recompensa pela sua actuação à margem da lei ou qualquer coisa do género. Esta é a ideia que tenho e gostaria que me confirmassem se é correcta. Gostaria, ainda, e se possível, que me explicassem um pouco melhor o porquê de se ter criado esta forma de discurso, ou o porquê do uso das aspas em situações destas. Obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa