Donde vem o termo algarvio griséu?
Li a resposta Escovar, escovadela, escovagem e escovação, mas gostaria de saber qual a origem do substantivo escova.
Nas frases:
1. Mais de trinta pessoas foram ao shopping.
2. Menos de trinta pessoas foram ao shopping.
As expressões «mais de» e «menos de» são consideradas locuções prepositivas, ou locuções adverbiais? Ou mais e menos são advérbios, e «trinta pessoas» funciona como complemento nominal?
Porque se diz «cento e um» e não «cem um»? Porque muda a palavra?
Gostaria de saber se o núcleo do sujeito pode ser um aposto.
Por exemplo, qual o núcleo do sujeito nesta frase: «Bebida, fumo, jogo, tudo o destruía»? Sei que «tudo» é aposto resumitivo e faz parte do sujeito. Porém, é ele o núcleo, ou é «bebida, fumo, jogo»?
E também nesta frase – «O advogado José Bastos chega hoje» – não sei se o núcleo é «advogado» ou o aposto especificativo «José Bastos».
Muito obrigada.
Desperdício é substantivo primitivo, ou derivado?
Gostaria de saber a origem do apelido Aiveca.
Gostaria de saber o que significa exatamente a expressão «parti pris».
Obrigada.
O que significa a palavra estorno? Como se pronuncia? Com ó aberto, ou ó fechado?
Qual a origem da palavra sus, interjeição que visa criar alento e que o dicionário diz ser equivalente a avante? Muito gostaria também de ver um exemplo daquela interjeição integrada numa frase de um autor português.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações